Moradores de rua e dependentes químicos de Limeira-SP e região são resgatados por grupo Cristão, e têm oportunidade de tratamento, recuperação e ressocialização.

por Ato Solidário em 15/09/2013

valentes-de-davi

Quem poderia imaginar que um gesto de amor e solidariedade se transformaria em esperança para dezenas de pessoas e seus familiares? Foi isso que aconteceu na cidade de Limeira, interior paulista, quando um grupo cristão conhecido como Amigos da Noite, uniu forças com objetivo de levar alimentos e um pouco de carinho para moradores de rua. Porém, se depararam com outra triste realidade cada vez mais presente em todo Brasil: uma multidão de homens, mulheres e crianças, sem perspectiva nenhuma de vida, perambulando pelas ruas sob o efeito devastador do crack, álcool e outras drogas.

Segundo a pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) junto à Fundação Osvaldo Cruz, divulgada no dia 19 de setembro de 2013, os usuários regulares de crack e similares, somam mais de 370 mil pessoas em todo país. Considerada uma população oculta e de difícil acesso, ela representa 35% do total de consumidores de drogas ilícitas, com exceção da maconha, nesses municípios, estimado em um milhão de brasileiros.

Esse cenário assustador e sub-humano foi o suficiente para comover e motivar os Amigos da Noite a resgatar dezenas de jovens em um ato de desespero e abrigá-los nas dependências da igreja, recebendo auxílio, moradia e alimentação financiados pelos membros da comunidade através de doações. Com novas rondas noturnas e resgates, foi necessário alugar um espaço próprio, iniciando um trabalho de apoio a essas pessoas. A iniciativa tomou dimensões não esperadas pelo grupo, foi ai que mais uma vez através de uma ação coletiva, alugaram um sítio, sendo reconhecida hoje como uma comunidade terapêutica com foco no tratamento e reabilitação de dependentes químicos, chamada Valentes de Davi.

valentes-de-davi2

De acordo o Pr. Carlos Anzolin, um dos responsáveis pelo projeto, o nome Valentes de Davi, foi inspirado no exército liderado pelo rei Davi, descrito nas Escrituras Sagradas, que era formado pelos renegados e marginalizados da sociedade da época. Esses combatentes marcaram uma geração pela garra, determinação e fé em Deus que os conduziam para a vitória em suas batalhas.

Metodologia

O tratamento tem como objetivo atuar em quatro frentes: restaurar o homem no âmbito Espiritual, Físico, Emocional e Social. Para isso são realizados, cultos diários e estudos bíblicos para resgatar a fé, valores familiares e cidadania. Para restauração física, são desenvolvidas atividades de laborterapia. Já para o Emocional é trabalhado o programa dos doze passos, método utilizado pelo N.A – Narcóticos Anônimos, que trabalha o reconhecimento do problema por parte do dependente seguido da partilha de sentimentos e acompanhamento com assistentes sociais.

Depois de três meses, o interno passa por um processo de reintegração social, podendo sair do sitio e passar alguns dias com a família, além de fazer passeios externos. O período total de tratamento é de seis meses, podendo ser prorrogado para 210 dias.

Segundo Lionaldo, um dos voluntários que trabalha no processo de reintegração do indivíduo na sociedade, diz que esse trabalho deve ser feito de forma gradual, além disso, acredita que falta uma etapa no processo, que é a capacitação profissional. Porém hoje a comunidade não consegue realizar, por falta de recursos e parceiros. O grande objetivo é conseguir montar um laboratório de informática e fechar parcerias com empresários, com objetivo de recolocá-los no mercado de trabalho.

Como ajudar?

Para quem quiser ajudar, os Valentes de Davi precisam de recursos financeiros para terminar as obras do refeitório, cozinha industrial e ambulatório exigido pela Secretaria Municipal de Saúde de Limeira.

Além disso, são aceitos:

  • Materiais de higiene pessoal
  • Alimentos (principalmente carnes)
  • Voluntariado: médicos e psicólogos
  • Materiais de Construção
  • Recursos financeiros

“Hoje os Valentes são mantidos pela graça de Deus, pela solidariedade e ajuda de pessoas que abraçam a causa. Não recebemos nenhum tipo de apoio ou recurso governamental, a grande parte do investimento vem dos membros da igreja. Muitos já nos disseram para parar com o trabalho, pelos altos custos que são necessários para manter a casa, e muitas vezes vemos a pessoa recaindo, o que dá a sensação que não está surtindo efeito, mas como costumo dizer, um dia de paz na vida deles e dos parentes, é algo que não podemos imaginar. E isso nos motiva a continuar essa caminhada” – revela o Pr. Cláudio Gonçalves, diretor da instituição.

Contato

Telefone: (19) 3444-3729 / (19) 8143-9812 / (19) 8102-9504

Endereço: Rua Emílio Pantano, 321 – Bairro Tatu – Limeira-SP
CEP 13489-007

 

Doações

Banco do Brasil

Comunidade Terapêutica Valentes de Davi

CNPJ  181187460001-60

Agência bancária 3365-0

Conta Corrente 9850-7