Pesquisa realizada pela organização britânica Charities Aid Foundation, aponta o Brasil na 83º posição entre os países em que as pessoas mais doam.

por Ato Solidário em 25/11/2013

infografico-cenario-filantropia

Segundo pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário junto ao Ibope Inteligência, um a cada quatro brasileiros com mais de 16 anos – cerca de 35 milhões de pessoas- já realizou algum tipo de trabalho voluntário. Destes, 11%, cerca de 15 milhões de pessoas, exercem alguma atividade voluntária no momento e 14% (cerca de 20 milhões) não.

Dos que atualmente realizam alguma ação de voluntariado, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Dividem-se entre casados (47%) e solteiros (42%).

Segundo a pesquisa, a maioria dos voluntários tem filhos (62%). Em relação à classe social, a maioria deles é da classe C (43%), seguida pela classe A (40%) e pelas classes D e E (17%).

Dentre os voluntários, 38% têm ensino médio completo ou superior incompleto e outros 20% têm ensino superior completo. A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, sendo que 51% destes em tempo integral e 16% meio período.

De acordo com o Índice Mundial de Doações publicado pela Organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), em pesquisa realizada em 2012, o Brasil se encontra na 83º posição entre os países em que as pessoas mais doam, ficando na quinta posição quando considerados apenas países sul americanos, atrás de Paraguai, Chile, Colômbia e Bolívia.