Cada boa ação é uma semente lançada ao solo. E quando ela brota, traz consigo o dom de outras sementes nascerem. Basta uma semente para um dia se ter uma plantação.

por Ato Solidário em 11/07/2015

semeadura

Você fala para outras pessoas quando ajuda alguém?

E quando descobre que uma grande empresa ou instituição ajuda outras pessoas?

A resposta para essas duas perguntas pode não ser a mesma.

Quando a boa ação vem de uma grande empresa, é mais comum vermos a notícia ser propagada. No entanto ainda vemos um grande número de pessoas que silenciam suas boas ações, talvez por acreditarem que assim estariam se vangloriando, ou por ainda não terem refletido sobre o efeito positivo da divulgação de um bom exemplo.

Mas a história está mudando! Um processo crescente de conscientização vem acontecendo: além de ficarmos felizes por ver pessoas praticando boas ações, estamos começando a repassar esse bem adiante a fim de inspirarmos mais pessoas a praticar o bem também.

Um bom exemplo foi um ato solidário de um casal que ganhou publicidade nesta semana quando eles ao encontrarem na rua um boleto de energia elétrica enrolado ao dinheiro no valor da conta decidiram fazer o pagamento e divulgar em rede social. Essa atitude deles mesmo tendo dividido opiniões, inspirou muita gente a contar suas próprias histórias de solidariedade e colocou outro tanto para pensar nas oportunidades que teve de ajudar e não o fez.

Em outras palavras, a divulgação de um único ato solidário foi responsável por imensa repercussão positiva, apesar das mídias ainda priorizarem as notícias mais chocantes e trágicas. E qual o efeito disso? Quando as notícias ruins ganham destaque infelizmente nosso foco vai para ações daquele tipo e o passamos a olhar o mundo com menos esperança.

É como o teste do carro vermelho. Vamos testar? Passe uns dias procurando carros pretos na rua e você verá tantos que vai achar que a maioria dos carros são pretos! Depois de alguns dias, mude a cor: procure por carros vermelhos. Sua percepção muda e de repente os carros vermelhos estarão em todo lugar…

Ou seja, quanto mais falamos de um assunto, mais ele aparece em nossa vida, não é mesmo? E passamos a ser assim divulgadores de bons ou maus focos de esperança.

A regrinha é simples! Quanto mais falamos sobre um assunto, mais esse assunto ganha força.

Então se queremos mais atos solidários, que comecemos a pratica-los e depois propaga-los! Se quisermos ver mais honestidade, sejamos honestos e divulguemos. Se quisermos ver mais generosidade e gentileza, sejamos mais generosos e gentis e divulguemos! A multiplicação se dará tanto pela direção em que está indo nossa atenção, quanto pelos exemplos que inspiram outras pessoas ao nosso redor e no mundo!

Essa é a importância de divulgar atos solidários: fortalecer a cultura da esperança e da solidariedade.

E nós?

O que nós estamos dividindo com as pessoas? O que é que estamos multiplicando?