O Ato Solidário é uma iniciativa que tem como objetivo estimular, apoiar e divulgar o trabalho social e voluntário.

quem-somos

Idealizado em 2011, o projeto começou a tomar forma no ano seguinte, quando um grupo de desenvolvedores e designers, motivado pelo sonho de transformar a realidade social do país, uniu forças para criar um ambiente colaborativo integrado com as redes sociais, que pudesse divulgar iniciativas e atos de solidariedade, despertando assim uma consciência solidária.

Acreditamos que o despertar para uma postura mais atuante por parte da sociedade é o primeiro passo para uma transformação no cenário da filantropia no Brasil e no mundo. Além disso, assim como acontece na física onde uma ação gera uma reação de força equivalente, um ato solidário divulgado também desencadeia uma reação positiva gerando uma força ainda maior.

Ou seja, uma ação de solidariedade, quando divulgada, gera um impacto que estimula outros indivíduos a também atuar. Pois pessoas motivam pessoas.

Atualmente com a internet e principalmente com as redes sociais, esse processo acaba tendo um alcance ainda maior. Em cima desse pensamento nasceu o AtoSolidário.com

Cenário da Filantropia no Brasil

infografico-cenario-filantropia

Segundo pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário junto ao Ibope Inteligência, um a cada quatro brasileiros com mais de 16 anos – cerca de 35 milhões de pessoas- já realizou algum tipo de trabalho voluntário. Destes, 11%, cerca de 15 milhões de pessoas, exercem alguma atividade voluntária no momento e 14% (cerca de 20 milhões) não.

Dos que atualmente realizam alguma ação de voluntariado, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Dividem-se entre casados (47%) e solteiros (42%).

Segundo a pesquisa, a maioria dos voluntários tem filhos (62%). Em relação à classe social, a maioria deles é da classe C (43%), seguida pela classe A (40%) e pelas classes D e E (17%).

Dentre os voluntários, 38% têm ensino médio completo ou superior incompleto e outros 20% têm ensino superior completo. A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, sendo que 51% destes em tempo integral e 16% meio período.

De acordo com o Índice Mundial de Doações publicado pela Organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), em pesquisa realizada em 2012, o Brasil se encontra na 83º posição entre os países em que as pessoas mais doam, ficando na quinta posição quando considerados apenas países sul americanos, atrás de Paraguai, Chile, Colômbia e Bolívia.

Entre nessa luta!

Faça parte desse movimento solidário! Assim reforçamos o coro de que juntos somos mais e que atuar pelo bem é uma das formas para mudarmos o cenário social desse país.

Ajude-nos a divulgar os trabalhos realizados por pessoas que dedicam suas vidas para o bem de outras pessoas, ou ainda faça parte do nosso time de colaboradores voluntários, criando conteúdos para nosso blog.

Você que faz parte ou conhece alguma ONG, instituição ou iniciativa filantrópica e quer divulgá-los, entre em contato pelo e-mail social@atosolidario.com ou pelo nosso formulário de contato.

Compartilhar